Equipamentos
Cadastro de Equipamentos
Observação:
Os equipamentos podem ter dois tipos de controle:
- Individual;
- Quantitativo.
- A escolha do tipo de controle entre Individual ou Quantitativo deve ser feita sempre pensando em alguns pontos:
- Individual ou patrimonial - alto custo individual, facilidade de identificação, vida útil longa, avaliação das manutenções, faturamento e resultado;
- Quantitativo – baixo custo individual, dificuldade de identificação, vida útil pequena.
Como Criar Grupo Para Equipamentos
O Grupo de equipamentos é a identificação dos tipos de equipamentos, cabendo a linha ou subgrupo as capacidades e preços diferentes.
-
Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;
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Passo 2:
1 - Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
2 – Escolha a classificação do equipamento “Grupo”;
3 – Clique no botão “Ok”. -
Passo 3:
1 – Inclua no campo “Código” a informação desejada e que não coincida com os já existentes e é prudente manter um padrão, também, deixe uma faixa entre os códigos para inclusão futura;
2 – Inclua no campo “Descrição” as informações desejadas;
3 - Clique no botão “Gravar”.
Como Criar Subgrupo ou Linha Para Equipamentos
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Passo 1:
1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”
-
Passo 2:
- Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
- Escolha a classificação do equipamento “Linha”;
- Escolha no campo de “Selecione o Grupo” a qual pertencerá este subgrupo;
- O sistema sugerirá como código o próximo número sequencial a partir do último incluso, que pode ser substituído conforme sua vontade;
- Campo “Descrição” – que é o nome da linha de produto;
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Passo 3:
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Aba Informações da Linha
- Clique no campo de [] Quantitativo quando a administração do patrimônio for por quantidade. Exemplos:
- Equipamentos para construção civil: ponteiros, talhadeiras, painel, etc.;
- Computadores: cabos de força, mouse, etc;
- Deixe o campo [] Quantitativo sem o clique para o controle individual;
- Escolha o Tipo entre: 1- Patrimônio – são os equipamentos principais do parque de locação e cedidos, quase sempre, de forma onerosa; 2 – Acessórios – para o equipamento auxiliar ao principal e que são fornecido de forma gratuita;
- Campo NCM – indicar o NCM correspondente ao equipamento, que é indispensável para emissões de notas de remessa;
- Valor de Mercado – é o valor que constará na nota de remessa e no contrato como base para indenização de sinistro;
- Campo “Locação por” – escolher o padrão a ser utilizado para estes equipamentos do tipo de contrato que fazem, que podem ser por: dia, mês, milímetro, etc.;
- Campo “Mínimo Faturamento” – quando quiser definir uma quantidade mínima de unidade de faturamento por período;
- Campo – “Serviços de Locação” é com este serviços que o sistema entende se a cobrança será com a fatura de locação ou nota fiscal de serviços, considerando o que está definido no cadastro do serviço;
- Campo “Periodicidade” – a definição do padrão da periodicidade aplicado para a locação do equipamento, exceto se definida periodicidade diferente para o cliente;
- Campo “Unidade” – unidade definida pelo estado para emissão de notas fiscais de venda ou remessa;
- Campo “Vida Útil” – tempo estimado pelo locador para este tipo de equipamento;
- Campos “Rua”, “Prateleiras e “Caixa” – para as empresas que tenham local definido de armazenamento para cada item;
- São as situações tributárias de ICMS, IPI, PIS e COFINS para emissão das notas de remessa e retorno.
- Destinada a descrever as características de uso e capacidade como auxílio a vendedor ou usuário do sistema que não tenha tanto conhecimento dos equipamentos
Aba Informações Faturamento
Aba Inf. Técnicas /Localização
Aba Impostos
Aba Características/Aplicações
- Clique no campo de [] Quantitativo quando a administração do patrimônio for por quantidade. Exemplos:
Como Criar Um Item Ou Equipamento Individual
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;
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Passo 2:
- Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
- Escolha a classificação do equipamento “Patrimônio”;
- Selecione a Linha a quem pertencerá o Item;
Obs. O sistema trará todas as informações das abas: Inf. Linha, Inf. Faturamento, Informação Técnica/Localização, Impostos do cadastro da linha cabendo a inclusão:
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Passo 3:
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Aba Inf. Técnica/Localização
- Preencha os Campos “Rua”, “Prateleira” e “Caixa” – quando tiver um local específico para o equipamento sendo cadastrado;
- Campo “Fornecedor” escolha o Fornecedor do equipamento;
- Campos “Compra” informe o número da NF, Data da Compra, Valor da Compra;
- Campos “Características” informe a Série, Marca e Modelo do equipamento;
Aba Informações do Patrimônio
Como Editar Grupo Para Equipamentos
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Passo 1:
1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
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Passo 2:
1 - Selecionar o Grupo que deseja edita.
2 - Clique no lápis. -
Passo 3:
1 - Corrija o que deseja.
2 - Clique em gravar.
Como Remover Grupo
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Passo 1:
1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Selecionar o grupo que deseja remover o patrimônio.
2 - Clique na lixeira -
Passo 3:
1 - Clique em gravar
Como Editar Linha\subgrupo
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Selecione a linha que deseja editar.
2 - Selecione o patrimonio que deseja editar.
3 - Clicar no “Iapis” -
Passo 3:
1 - Corrija o que deseja e grave.
Como Remover Linha / Subgrupo
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Passo 1:
1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Selecionar a linha que deseja remover o patrimônio.
2 - Clique na lixeira -
Passo 3:
1 - Clique em gravar.
Cadastro, Edição e Exclusão de Equipamentos Acessórios
- Passo 1:
1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;
- Passo 2:
1 – Escolha o subgrupo ou linha ao qual quer indicar os acessórios;
2 – Clique no botão “Menu” e escolha a opção “Abrir Cadastro de Equipamentos Acessórios” para ir para tela de movimentação; - Passo 3:
Inclusão de Equipamentos Acessórios:1 - Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
2 – Escolha o equipamento acessório a incluir;
3 – Indique a quantidade exata para cada equipamento a ser locado e, caso esta exatidão não exista, indique o valor “0”;
4 – Clique no botão “Gravar”;
- Passo 4:
Edição de Equipamentos Acessórios:1 - Clicar no botão “Lápis” para modificar a quantidade de item;
2 - Clique no botão “Gravar”;
- Passo 5:
Exclusão de Equipamentos Acessórios:1 – Escolha o equipamento que deseja excluir;
2 – Clique no botão Remover;
3 - Clique no botão “Gravar”;
Como Editar Patrimonio
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Selecione a linha que deseja editar.
2 - Selecione o patrimonio que deseja editar.
3 - Clicar no “Iapis” -
Passo 3:
1 - Corrija o que deseja e grave.
Como Remover Patrimonio
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Passo 1:
1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Selecionar a linha que deseja remover o patrimônio.
2 - Selecione o patrimônio que deseja remover.
3 - Clique na lixeira -
Passo 3:
1 - Clique em gravar
Como Editar Acessórios Do Equipamento Principal
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Selecione a linha que que deseja edita acessorios.
2 - Clique no botão menu.
3 - Abrir cadastro de equipamentos acessorios. -
Passo 3:
1 - Clique no acessorio que deseja edita.
2 - Clique no lapis
3 - Corrija o que deseja -
Passo 4:
1 - Corrija o que deseja
2 - Grave.
Cadastro de Tabela de Preços
A tabela de preços pode ser feita de forma Geral, por Cliente ou Grupo/Família.
Quando tiver condições especial para um grupo de empresas ou um cliente, cadastre uma Família/Grupo e vincule todos os clientes que pertencem ao grupo, então poderá cria tabela para este grupo que terá a preferência ao geral.
Também pode criar tabela específica para um cliente.
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Escolha a linha ou Subgrupo de equipamento que quer cadastrar ou alterar a tabela de preços;
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Passo 3:
1 - Clique no Icone “folha branca incluir registro”.
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Passo 4:
- Clique no botão “Menu” e escolha a opção Cadastro de Tabela de Preços;
- Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
- Campo “Unidade” escolha o tipo de unidade padrão para a tabela de preços;
- Campo “Período/Quantidade” – indique o período ou quantidade para a tabela de preço;
- Campo “Valor Unitário” – Indique o valor unitário para o período escolhido;
- Campo “Condições de Pagamento” – indique a condição de pagamento aplicável;
- Campo “Data Inicial” vem pré preenchida com a data do computador, alterável quando for o caso;
Como Vincular Acessórios Ao Equipamento Principal
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Selecione a linha que que deseja colocar acessorios.
2 - Clique no botão menu.
3 - Abrir cadastro de equipamentos acessorios. -
Passo 3:
1 - Clique no Icone “folha branca incluir registro”.
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Passo 4:
1 - Clique na lupa para buscar item que vai ser o acessorio do principal.
2 - Quantidade que vai normalmente para cada equipamento.
3 - Gravar.
Como Incluir Quantidades De Equipamentos Quantitativos
- Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;
-
Passo 2:
- Escolha o equipamento quantitativo a incluir a Compra/Venda ou Baixa;
- Escolha no botão “Menu” Abrir Compra e Venda de Equipamentos Quantitativos;
- Clicar no botão “Folha em Branco” para ir para a Tela de Equipamentos Quantitativos;
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Passo 3:
- Escolha a Operação que deseja entre: Compra, Venda ou Baixa;
- Indique o Fornecedor;
- Informe os dados de Data da Compra, Quantidade, Valor Unitário, No. NF e Depósito, se for o caso;
- Indique o Cliente;
- Preencha os campos Data da Venda, Quantidade, Valor Unitário, No. Da NF, Depósito, quando for o caso; Quando a escolha for a Baixa:
- Preencha os campos Data da Baixa, Quantidade, Valor Unitário, No. Da NF, Depósito, quando for o caso;
Quando a escolha for a Compra:
Quando a escolha for a Venda:
Como Editar Compra, Venda Ou Baixa De Quantitativo
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Selecione a linha que deseja fazer edição de compra.
2 - Clique no botão menu.
3 - Abrir compra e venda de equipamento quantitativo. -
Passo 3:
1 - selecione a compra, venda ou baixa que deseja editar
2 - Clique no lapis -
Passo 4:
1 - Corrija o que deseja.
2 - Grava.
Como Remover Compra, Venda Ou Baixa De Quantitativo
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
-
Passo 2:
1 - Selecione a linha que deseja fazer edição de compra.
2 - Clique no botão menu.
3 - Abrir compra e venda de equipamento quantitativo. -
Passo 3:
1 - selecione a compra, venda ou baixa que deseja remover.
2 - Clique na lixeira -
Passo 4:
1 - Corrija o que deseja.
2 - Grava.
Como Imprimir Relatorios
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
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Passo 2:
1 - Selecione os dados que precisa fazer a impressao fazendo um filtro.
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Passo 3:
1 - Escolha o relatorio que melhor te atende.
2 - Clique no relatorios.
3 - Clique na impressora.
Como Dar Baixa Patrimônio
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
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Passo 2:
1 - Selecione a linha e patrimonio que deseja da baixa. 2 - Selecione o patrimonio que deseja baixar. 3 - Clicar no “Iapis”
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Passo 3:
1 - Mude o status de disponivel para Baixa 2 - Grava
Como Fazer Uma Edição Em Lote
(OBS: muito cuidado com esta ferramenta, precisa fazer um filtro bem feito, do que deseja alterar, se não fizer, vai alterar todo seu cadastro).
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
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Passo 2:
1 - Selecione os dados que precisa fazer a edição em lote fazendo um filtro.
2 - Clique no botão menu.
3 - Edição em lote. -
Passo 3:
1 - Selecione o item que deseja alterar.
2 - Coloque o que deseja alterar.
3 - Clique em Gravar.
Como Remover Acessorios Do Equipamento Principal
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Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos
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Passo 2:
1 - Selecione a linha que que deseja remover acessorios.
2 - Clique no botão menu.
3 - Abrir cadastro de equipamentos acessorios. -
Passo 3:
1 - Clique no acessorio que deseja remover.
2 - Clique na lixeira. -
Passo 4:
1 - Grave.
Inventário de Linha Entre Filiais
- Passo 1:
1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;
- Passo 2:
1 – Clique no botão “Menu”;
2 – Escolha o item “Inventário de Linhas Entre Filiais”;
3 – O sistema iniciará o processo que mostrará qual o status que cada equipamento está em todas as filiais com a opção de alteração para colocar o status correto, quando em desacorda em cada filial;