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Equipamentos

Cadastro de Equipamentos

Observação:

Os equipamentos podem ter dois tipos de controle:

  • Individual;
  • Quantitativo.
Dividido em: Grupo, Subgrupo e Item, este para os casos de controle individual ou patrimonial.
    A escolha do tipo de controle entre Individual ou Quantitativo deve ser feita sempre pensando em alguns pontos:
  • Individual ou patrimonial - alto custo individual, facilidade de identificação, vida útil longa, avaliação das manutenções, faturamento e resultado;
  • Quantitativo – baixo custo individual, dificuldade de identificação, vida útil pequena.
A máscara é definida no Parâmetros / Mascara e Formatos.

Como Criar Grupo Para Equipamentos

O Grupo de equipamentos é a identificação dos tipos de equipamentos, cabendo a linha ou subgrupo as capacidades e preços diferentes.

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
    2 – Escolha a classificação do equipamento “Grupo”;
    3 – Clique no botão “Ok”.

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  • Passo 3:

    1 – Inclua no campo “Código” a informação desejada e que não coincida com os já existentes e é prudente manter um padrão, também, deixe uma faixa entre os códigos para inclusão futura;
    2 – Inclua no campo “Descrição” as informações desejadas;
    3 - Clique no botão “Gravar”.

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Como Criar Subgrupo ou Linha Para Equipamentos

  • Passo 1:

    1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”

    Screenshot

  • Passo 2:

    1. Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
    2. Escolha a classificação do equipamento “Linha”;
    3. Escolha no campo de “Selecione o Grupo” a qual pertencerá este subgrupo;
    4. O sistema sugerirá como código o próximo número sequencial a partir do último incluso, que pode ser substituído conforme sua vontade;
    5. Campo “Descrição” – que é o nome da linha de produto;

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  • Passo 3:

      Aba Informações da Linha
    1. Clique no campo de [] Quantitativo quando a administração do patrimônio for por quantidade. Exemplos:
      • Equipamentos para construção civil: ponteiros, talhadeiras, painel, etc.;
      • Computadores: cabos de força, mouse, etc;
      • Deixe o campo [] Quantitativo sem o clique para o controle individual;
    2. Escolha o Tipo entre: 1- Patrimônio – são os equipamentos principais do parque de locação e cedidos, quase sempre, de forma onerosa; 2 – Acessórios – para o equipamento auxiliar ao principal e que são fornecido de forma gratuita;
    3. Campo NCM – indicar o NCM correspondente ao equipamento, que é indispensável para emissões de notas de remessa;
    4. Valor de Mercado – é o valor que constará na nota de remessa e no contrato como base para indenização de sinistro;
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      Aba Informações Faturamento
    6. Campo “Locação por” – escolher o padrão a ser utilizado para estes equipamentos do tipo de contrato que fazem, que podem ser por: dia, mês, milímetro, etc.;
    7. Campo “Mínimo Faturamento” – quando quiser definir uma quantidade mínima de unidade de faturamento por período;
    8. Campo – “Serviços de Locação” é com este serviços que o sistema entende se a cobrança será com a fatura de locação ou nota fiscal de serviços, considerando o que está definido no cadastro do serviço;
    9. Campo “Periodicidade” – a definição do padrão da periodicidade aplicado para a locação do equipamento, exceto se definida periodicidade diferente para o cliente;
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      Aba Inf. Técnicas /Localização
    11. Campo “Unidade” – unidade definida pelo estado para emissão de notas fiscais de venda ou remessa;
    12. Campo “Vida Útil” – tempo estimado pelo locador para este tipo de equipamento;
    13. Campos “Rua”, “Prateleiras e “Caixa” – para as empresas que tenham local definido de armazenamento para cada item;
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      Aba Impostos
    15. São as situações tributárias de ICMS, IPI, PIS e COFINS para emissão das notas de remessa e retorno.
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      Aba Características/Aplicações
    17. Destinada a descrever as características de uso e capacidade como auxílio a vendedor ou usuário do sistema que não tenha tanto conhecimento dos equipamentos
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Como Criar Um Item Ou Equipamento Individual

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;

    Screenshot

  • Passo 2:

    1. Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
    2. Escolha a classificação do equipamento “Patrimônio”;
    3. Selecione a Linha a quem pertencerá o Item;

    Obs. O sistema trará todas as informações das abas: Inf. Linha, Inf. Faturamento, Informação Técnica/Localização, Impostos do cadastro da linha cabendo a inclusão:

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  • Passo 3:

      Aba Inf. Técnica/Localização
    1. Preencha os Campos “Rua”, “Prateleira” e “Caixa” – quando tiver um local específico para o equipamento sendo cadastrado;
    2. Screenshot Aba Informações do Patrimônio
    3. Campo “Fornecedor” escolha o Fornecedor do equipamento;
    4. Campos “Compra” informe o número da NF, Data da Compra, Valor da Compra;
    5. Campos “Características” informe a Série, Marca e Modelo do equipamento;
    6. Screenshot


Como Editar Grupo Para Equipamentos

  • Passo 1:

    1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecionar o Grupo que deseja edita.
    2 - Clique no lápis.

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - Corrija o que deseja.
    2 - Clique em gravar.

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Como Remover Grupo

  • Passo 1:

    1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecionar o grupo que deseja remover o patrimônio.
    2 - Clique na lixeira

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - Clique em gravar

    Screenshot


Como Editar Linha\subgrupo

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecione a linha que deseja editar.
    2 - Selecione o patrimonio que deseja editar.
    3 - Clicar no “Iapis”

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - Corrija o que deseja e grave.

    Screenshot


Como Remover Linha / Subgrupo

  • Passo 1:

    1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecionar a linha que deseja remover o patrimônio.
    2 - Clique na lixeira

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - Clique em gravar.

    Screenshot


Cadastro, Edição e Exclusão de Equipamentos Acessórios

  • Passo 1:

    1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;

    Screenshot
  • Passo 2:

    1 – Escolha o subgrupo ou linha ao qual quer indicar os acessórios;
    2 – Clique no botão “Menu” e escolha a opção “Abrir Cadastro de Equipamentos Acessórios” para ir para tela de movimentação;

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  • Passo 3:
    Inclusão de Equipamentos Acessórios:

    1 - Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
    2 – Escolha o equipamento acessório a incluir;
    3 – Indique a quantidade exata para cada equipamento a ser locado e, caso esta exatidão não exista, indique o valor “0”;
    4 – Clique no botão “Gravar”;

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  • Passo 4:
    Edição de Equipamentos Acessórios:

    1 - Clicar no botão “Lápis” para modificar a quantidade de item;
    2 - Clique no botão “Gravar”;

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  • Passo 5:
    Exclusão de Equipamentos Acessórios:

    1 – Escolha o equipamento que deseja excluir;
    2 – Clique no botão Remover;
    3 - Clique no botão “Gravar”;

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Como Editar Patrimonio

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecione a linha que deseja editar.
    2 - Selecione o patrimonio que deseja editar.
    3 - Clicar no “Iapis”

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - Corrija o que deseja e grave.

    Screenshot


Como Remover Patrimonio

  • Passo 1:

    1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecionar a linha que deseja remover o patrimônio.
    2 - Selecione o patrimônio que deseja remover.
    3 - Clique na lixeira

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - Clique em gravar

    Screenshot


Como Editar Acessórios Do Equipamento Principal

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecione a linha que que deseja edita acessorios.
    2 - Clique no botão menu.
    3 - Abrir cadastro de equipamentos acessorios.

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - Clique no acessorio que deseja edita.
    2 - Clique no lapis
    3 - Corrija o que deseja

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  • Passo 4:

    1 - Corrija o que deseja
    2 - Grave.

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Cadastro de Tabela de Preços

A tabela de preços pode ser feita de forma Geral, por Cliente ou Grupo/Família.

Quando tiver condições especial para um grupo de empresas ou um cliente, cadastre uma Família/Grupo e vincule todos os clientes que pertencem ao grupo, então poderá cria tabela para este grupo que terá a preferência ao geral.

Também pode criar tabela específica para um cliente.

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Escolha a linha ou Subgrupo de equipamento que quer cadastrar ou alterar a tabela de preços;

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  • Passo 3:

    1 - Clique no Icone “folha branca incluir registro”.

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  • Passo 4:

    1. Clique no botão “Menu” e escolha a opção Cadastro de Tabela de Preços;
    2. Clicar no botão “Folha em Branco” para iniciar o processo;
    3. Campo “Unidade” escolha o tipo de unidade padrão para a tabela de preços;
    4. Campo “Período/Quantidade” – indique o período ou quantidade para a tabela de preço;
    5. Campo “Valor Unitário” – Indique o valor unitário para o período escolhido;
    6. Campo “Condições de Pagamento” – indique a condição de pagamento aplicável;
    7. Campo “Data Inicial” vem pré preenchida com a data do computador, alterável quando for o caso;

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Como Vincular Acessórios Ao Equipamento Principal

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecione a linha que que deseja colocar acessorios.
    2 - Clique no botão menu.
    3 - Abrir cadastro de equipamentos acessorios.

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  • Passo 3:

    1 - Clique no Icone “folha branca incluir registro”.

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  • Passo 4:

    1 - Clique na lupa para buscar item que vai ser o acessorio do principal.
    2 - Quantidade que vai normalmente para cada equipamento.
    3 - Gravar.

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Como Incluir Quantidades De Equipamentos Quantitativos

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;

    Screenshot
  • Passo 2:

    1. Escolha o equipamento quantitativo a incluir a Compra/Venda ou Baixa;
    2. Escolha no botão “Menu” Abrir Compra e Venda de Equipamentos Quantitativos;
    3. Clicar no botão “Folha em Branco” para ir para a Tela de Equipamentos Quantitativos;
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  • Passo 3:

    1. Escolha a Operação que deseja entre: Compra, Venda ou Baixa;
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      Quando a escolha for a Compra:
    3. Indique o Fornecedor;
    4. Informe os dados de Data da Compra, Quantidade, Valor Unitário, No. NF e Depósito, se for o caso;
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      Quando a escolha for a Venda:
    6. Indique o Cliente;
    7. Preencha os campos Data da Venda, Quantidade, Valor Unitário, No. Da NF, Depósito, quando for o caso;
    8. Quando a escolha for a Baixa:
    9. Preencha os campos Data da Baixa, Quantidade, Valor Unitário, No. Da NF, Depósito, quando for o caso;
    10. Screenshot


Como Editar Compra, Venda Ou Baixa De Quantitativo

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecione a linha que deseja fazer edição de compra.
    2 - Clique no botão menu.
    3 - Abrir compra e venda de equipamento quantitativo.

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - selecione a compra, venda ou baixa que deseja editar
    2 - Clique no lapis

    Screenshot

  • Passo 4:

    1 - Corrija o que deseja.
    2 - Grava.

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Como Remover Compra, Venda Ou Baixa De Quantitativo

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecione a linha que deseja fazer edição de compra.
    2 - Clique no botão menu.
    3 - Abrir compra e venda de equipamento quantitativo.

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - selecione a compra, venda ou baixa que deseja remover.
    2 - Clique na lixeira

    Screenshot

  • Passo 4:

    1 - Corrija o que deseja.
    2 - Grava.

    Screenshot


Como Imprimir Relatorios

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecione os dados que precisa fazer a impressao fazendo um filtro.

    Screenshot

  • Passo 3:

    1 - Escolha o relatorio que melhor te atende.
    2 - Clique no relatorios.
    3 - Clique na impressora.

    Screenshot


Como Dar Baixa Patrimônio

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecione a linha e patrimonio que deseja da baixa. 2 - Selecione o patrimonio que deseja baixar. 3 - Clicar no “Iapis”

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  • Passo 3:

    1 - Mude o status de disponivel para Baixa 2 - Grava

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Como Fazer Uma Edição Em Lote

(OBS: muito cuidado com esta ferramenta, precisa fazer um filtro bem feito, do que deseja alterar, se não fizer, vai alterar todo seu cadastro).

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

    Screenshot

  • Passo 2:

    1 - Selecione os dados que precisa fazer a edição em lote fazendo um filtro.
    2 - Clique no botão menu.
    3 - Edição em lote.

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  • Passo 3:

    1 - Selecione o item que deseja alterar.
    2 - Coloque o que deseja alterar.
    3 - Clique em Gravar.

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Como Remover Acessorios Do Equipamento Principal

  • Passo 1:

    Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos

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  • Passo 2:

    1 - Selecione a linha que que deseja remover acessorios.
    2 - Clique no botão menu.
    3 - Abrir cadastro de equipamentos acessorios.

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  • Passo 3:

    1 - Clique no acessorio que deseja remover.
    2 - Clique na lixeira.

    Screenshot

  • Passo 4:

    1 - Grave.

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Inventário de Linha Entre Filiais

  • Passo 1:

    1 - Ir em “Cadastro” – “Equipamentos” – “Equipamentos”;

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  • Passo 2:

    1 – Clique no botão “Menu”;
    2 – Escolha o item “Inventário de Linhas Entre Filiais”;
    Screenshot 3 – O sistema iniciará o processo que mostrará qual o status que cada equipamento está em todas as filiais com a opção de alteração para colocar o status correto, quando em desacorda em cada filial;