Clientes
O item ou personagem mais importante da sua e da nossa empresa, destinatário de grande parte dos nossos: esforço, energia e dedicação.
Como Incluir Clientes
- Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Clientes”.
-
Passo 2:
1 - Clique no botão “folha em branco” – para incluir registro.
-
Passo 3: Escolha o Tipo:
- CNPJ – para cadastro de Pessoa Jurídica;
- CPF – para cadastro de Pessoa Física;
- Código – para os casos que não tenha CNPJ ou CPF, como empresas ou pessoas físicas estabelecidas / domiciliadas no exterior.
(*) Quando o código for CNPJ aparecerá o símbolo da Receita Federal
para busca das informações do cadastro do CNPJ.
1 – Campo Código - preencher as informações do tipo escolhido;
2 – Campo Nome/Razão Social - complete com a razão social ou nome do cliente;
3 – Campo Nome Fantasia – preencher com o nome fantasia ou apelido;
4 – Campo Telefone – indicação do telefone fixo;
5 – Campo Celular - indicação do telefone celular. - CNPJ – para cadastro de Pessoa Jurídica;
-
Passo 4:
Endereço:
1 – Buscando as informações do CNPJ será preenchido automaticamente;
2 – Campo CEP – indique o número do CEP e os dados serão preenchidos com as informações da página do Correios. Complete se o CEP não for da rua e sim da cidade; -
Passo 5:
Ficha Cadastral:1 - Características:
Campo Múltiplos IE – “V”para clientes com múltiplos I.E ( Inscrições Estadual) para o mesmo CNPJ- Campo Produtor Rural – “V” quando o cliente tem inscrição produtor Rural;
- Campo Contribuinte de ICMS – “V” quando o cliente for contribuinte para envio do número de inscrição estadual para a Nota Eletrônica;
- Campo SIMPLES Nacional – indicar se o cliente é do SIMPLES NACIONAL;
2 - Retenções, quando o cliente for obrigado a retenção dos impostos nos casos aplicáveis:
- Campo Contribuição Federal - “V” para retenção dos impostos de 4,65% Lei 10.833/2003;
- Campo IRF - “V” para retenção de Imposto de Renda Retido na Fonte;
- Campo ISS - “V” para retenção de Imposto Sobre Serviços;
- Campo INSS - “V” para retenção do INSS sobre faturamento;
- Campo PIS / COFINS - “V” para retenção sobre venda mercadorias Lei 10.485/2002;
3 - Demais campos:
- Campo “I.E.”- número da inscrição estadual, que faz a conferência se está correto a digitação;
- Campo “C.C.M” – número da inscrição municipal;
- Campo “R. G.” – número do registro geral de pessoa física;
- Campo “Nasc./Constituição – data de constituição ou nascimento para Pessoa física ou jurídica;
- Campo Telefone – número do telefone com DDD;
- Campo Padrão de Envio de NFE/NFSE – definir qual será o e-mail padrão para o cliente para envio das notas;
-
Passo 6: Relacionamento:
- Campo Status – informação subjetiva com objetivo de classificar o cliente em, por exemplo: Ótimo, Bom, etc.
- Campo “Grupo/Família” – não obrigatório, más com função de compartilhamento de tabela de preço, identificação de importância para o coletivo (Grupo);
- Campo “Atividade” – preencher com a atividade principal desenvolvida por seu cliente, gerando informação dos setores da economia que pertencem;
- Campo Limite de Crédito – valor da capacidade de pagamento atribuída ao cliente, que é apurado com as duplicatas em aberto mais o valor da Cotação de Venda ou Locação; Obs.: Campo Limite de crédito é importante para o sistema avisar ou bloquear quando ultrapassar este valor.
- Campo Desconto – percentagem padrão de desconto para o cliente;
- Campo Contrato anual – número do contrato para os casos de contratos globalizados;
- Campo Fonte de propaganda – qual a fonte de propaganda que o cliente pesquisou para localizá-lo, com o objetivo de avaliar as despesas com propaganda;
- Campo Vendedor – a indicação do responsável pelo atendimento ao cliente que pode ser exclusivo ou não;
- Campo Conta contábil – a ser preenchido para as empresas com integração com outros sistemas;
- Campo Transportadora preenchido quando for uma transportadora preferencial para este cliente;
-
Passo 7:
Faturamento:
Customização de algumas informações importantes para a boa negociação, quando este cliente tiver condições diferentes do padrão, como:- Campo Condição Pagamento – preencher quando diferente do padrão, que será assumida para todas as cotações de Locação ou Venda;
- Campo “Forma de Pagamento” - preenchido quando diferente do padrão;
- Campo Periodicidade - preencher quando diferente do padrão;
- Campo Periodicidade dos acessórios - preenchido quando diferente do padrão;
- Campo Centro de custo – preencher quando quiser definir um centro de custo para este cliente no faturamento e despesas;
- Campo “Faturamento Restrito” – quando definido como verdadeiro escolherá os dias que serão permitidos a emissão da Nota de Locação, independentemente de já constar no Controle de Faturamento.
-
Passo 8:
Fotografia – inclusão de foto do cliente;
- Passo 9:
Observação – informação relevante para o bom atendimento do cliente que não tenha o campo específico. Esta informação vai ser oferecida em cada Cotação de Locação ou Venda que fizer.
Como Editar Clientes
-
Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Clientes”;
-
Passo 2:
1 - Selecione o cliente que deseja fazer a correção;
2 - Clique no botão “Lápis” para a edição. -
Passo 3:
1 - Selecione a aba que deseja corrigir;
2 – Faça a correção do(s) campo(s) desejados;
3 - Clique no botão “Gravar”.
Como Remover Clientes
-
Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Clientes”.
-
Passo 2:
1 - Selecione o cliente que deseja remover;
2 - Clique no botão “Lixeira”;
3 – Clique no botão “Gravar. -
Passo 3:
1 - Gravar.
Como Incluir Endereço De Clientes
-
Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Clientes”;
-
Passo 2:
1 - Selecione o cliente no qual deseja incluir mais endereços;
2 - Clique no botão “Duas Folhinhas Brancas” para abertura da tela de cadastro de endereços; -
Passo 3:
1 - Clique no botão “Folha Branca” para iniciar o processo;
2 - Escolha o tipo de endereço que deseja cadastrar que pode ser um ou mais: End. De Correspondência, End. Entrega, End. Obra, End. Cobrança, para abertura simultânea;
3 – No campo “Descrição” – indique o nome do local da obra, que pode ser o nome do edifício, empresa ou qualquer outro;
Caso o cliente queira que o CEI apareça na nota de locação inclua neste campo;
4 – Ao concluir as informações clique no botão “Gravar”.
Como Editar Endereços De Cliente
-
Passo 1:
Ir Em “cadastro” – “clientes”.
-
Passo 2:
1 - Selecione o cliente que deseja editar;
2 - Clique no botão “Duas Folhinhas Brancas” para abrir a tela de “Cadastro de Endereços”; -
Passo 3:
1 – Escolha o endereço a alterar;
2 - Clique no botão “Lápis” para a edição;
3 – Faça as alterações desejadas e clique no botão “Gravar
Como Remover Endereços De Cliente
-
Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Clientes”;
-
Passo 2:
1 - Clique no botão “Duas Folhinhas Brancas” para abrir a tela de “Cadastro de Endereços”;
2 - Selecione o endereço que deseja remover;
3 - Clique no botão “Lixeira”;
4 – Confirme a eliminação no botão “Gravar”.
Como Imprimir Relatorios Cliente
- Passo 1:
Ir em “Cadastro” – “Clientes”;
- Passo 2:
1 - Selecione os clientes a serem impressos com a utilização dos filtros disponíveis;
2 - Clique no botão “Impressora” para abrir a tela com as opções dos relatórios;
3 – Escolha o relatório desejado;
4 – Clique no botão “Impressora”.